Preservação Documental - Metodologia de trabalho
O Centro de Documentação do Cariri é um local de guarda permanente de documentos e um espaço para a pesquisa. Os eixos norteadores do trabalho com a documentação consistem em: levantamento de fontes, possibilidade de guarda no nosso acervo, trabalho com o material recebido, elaboração de catálogo/inventário da documentação, divulgação do acervo para o público pesquisador e a comunidade em geral.
Do acervo textual:
A primeira etapa: o levantamento das condições de documentos na região do Cariri, considerando os seguintes aspectos: condições físicas dos documentos; condições de acondicionamento; representatividade; relevância das informações; importância do acervo.
A segunda etapa: a coleta e a transferência dos documentos para o CEDOCC.
A terceira etapa: a identificação dos fundos quanto a sua origem, estratégias para a limpeza e preservação do material, e as prioridades para o trabalho na documentação.
A quarta etapa: preparar o descarte do material que não apresenta condições de guarda e não tem informação relevante probatória ou para a pesquisa histórico-científica.
A quinta etapa: a leitura da documentação para a elaboração dos resumos que servem de base para o catálogo do CEDOCC. Verificação do estado físico da documentação e emissão das possíveis restrições.
A sexta etapa: condicionamento em embalagem adequada.
O trabalho é realizado com o acervo documental textual e com o acervo digital, através de imagens.
O trabalho com o acervo digitalizado consiste em garantir a segurança dos dados e a qualidade do material que é disponibilizado aos pesquisadores.